De que forma a utilização de iframes pode prejudicar o meu negócio?

De que forma a utilização de iframes pode prejudicar o meu negócio?

Considerando que, atualmente, 98% dos clientes que fazem marcações online utilizam o telemóvel (ecrã pequeno) para agendar, e não o computador (ecrã grande), a fluidez e a simplicidade do seu website, na versão telemóvel, são fatores determinantes para que os seus clientes utilizem as marcações online e não estejam sempre a sobrecarregar o telefone do vosso espaço.

Neste artigo, exploramos como a escolha da opção iframe, quando mal integrada, pode impactar negativamente a performance de um negócio, e apresentamos outras opções de implementação, como a opção botões de ação (a abrir diretamente, na mesma página, o URL de marcação online), que fazem aumentar as taxas de conversão, geram mais marcações, e a deixam os clientes mais satisfeitos. A nossa experiência na matéria é elevada, na medida em que processamos largos milhares de marcações online por dia.

Os problemas mais comuns:


1. Área útil reduzida

Na maioria das integrações via iframe verificamos margens desnecessárias e demasiado grandes, que dificultam a leitura e a seleção de opções. Resultado: muitos clientes sentem que a experiência é desconfortável e desistem. 
Na opção botão de ação o problema não acontece pois a área útil é total e o conteúdo distribui-se pela área toda do telemóvel.



2. Distrações a mais

Na maioria das integrações via iframe verificamos a continuidade da presença do cabeçalho, rodapé e menus do website, com inúmeras opções de navegação, o que apenas causa distração e retira o foco do cliente. Resultado: muitos clientes começam com vontade de agendar uma marcação mas depois distraem-se e não concluem o que começaram. 
Na opção botão de ação o problema não acontece pois o cabeçalho e rodapé são eliminados e o foco é apenas um: agendar a marcação.



3. Dupla barra de navegação

Tendo em conta que algumas páginas são compridas (lista de serviços, lista de colaboradores, lista de horas disponíveis) com a opção iframe é inevitável o aparecimento de duas barras verticais de navegação, o que faz com que os clientes se sintam confusos e tenham dificuldade em navegar. Por exemplo: tentam mover-se na barra errada e nada acontece; querem voltar para cima e em vez de navegarem no widget, navegam na página exterior, o que causa stress e insatisfação. Resultado: muitos clientes sentem que a experiência é desconfortável e desistem. 
Na opção botão de ação o problema não acontece pois existe apenas a navegação normal/única.



4. Não encontram o botão de avançar

Considerando que muitos clientes agendam mais que um serviço, o clique no primeiro serviço não leva o cliente diretamente para a página seguinte. Então, o serviço fica selecionado e o cliente tem a liberdade de clicar em mais serviços (todos os que pretende realizar). Assim, quando termina a sua escolha, clica em "seguinte" para escolher as horas disponíveis e finalizar a marcação.
O problema aqui está relacionado com a dupla barra de navegação e a dificuldade de encontrar o botão "seguinte" que por vezes fica mais em cima, escondido na navegação dupla. 
Resultado: muitos clientes não encontram o botão de avançar, perdem uns 3 segundos a procurar, não encontram e desistem.
Na opção botão de ação o problema não acontece, mesmo que navegue e seleccione serviços que ficam mais abaixo, pois o botão "seguinte" fica sempre visível no topo da página, no seu sítio habitual. 



5. Compatibilidade entre navegadores/browsers:

Adicionalmente, nem todos os navegadores suportam os iframes da mesma maneira, o que pode levar a problemas de visualização, sobretudo em algumas marcas de telemóveis Android.

A solução:

Com base na nossa experiência, recomendamos a opção botões de ação, espalhados pelos várias páginas do seu website, a abrir diretamente o widget/URL de marcação online. Sugerimos que utilize botões simples, grandes, centrados e com uma cor sólida/viva.



Após a implementação, deve divulgar as marcações online a todos os seus clientes, colocando por exemplo um QRCode na sua receção. Ao fim de meia dúzia de meses vai verificar que o incremento das marcações online foi significativo. No universo de clientes Zappy, podemos afirmar que os clientes com botões de ação conseguem mais do dobro das conversões/marcações que os clientes com iframe. E essa foi a razão pela qual escrevemos este artigo.

Caso, no passado, tenha tido um iframe com má implementação, após efetuar a atualização para botões de ação deve informar todos os seus clientes que o website foi atualizado e que agora é mais fácil de agendar online.

Conclusão: os botões de ação são mais simples, mais rápidos de implementar, mais práticos para os clientes. Como resultado vai conseguir: mais marcações, mais clientes satisfeitos, e não tem que pagar mais por isso. Fica a dica :)
    • Related Articles

    • O que é o cartão de cliente?

      O Cartão de Cliente ou Cartão de Fidelização é um instrumento de Marketing que tem como objetivo a manutenção ou o aumento da frequência de visita de cada cliente. Esta é uma das tarefas mais importantes da gestão de clientes. O Zappy oferece-lhe um ...
    • Como criar um website para o meu negócio?

      A tarefa de criar um website pode parecer complicada mas, neste momento, já não é necessário dominar informática para o conseguir fazer. O confinamento é uma excelente oportunidade para se dedicar à missão de construir um website. Eis alguns passos ...
    • Como investir no meu negócio?

      Encontrar novas formas de investir no seu negócio pode trazer o crescimento e o sucesso que procura. Preparamos algumas dicas: 1) Apresentar novos serviços e produtos Esteja atento às novidades do mercado e àquilo que o seu público-alvo procura a ...
    • Que impacto tem o RGPD no meu negócio?

      Todos os estabelecimentos e negócios de prestação de serviços a clientes devem implementar as seguintes ações principais: Identificar um Encarregado de Proteção de Dados, que terá um papel de controlador dos processos de segurança para garantir a ...
    • O que é uma série de faturação?

      Para cada Caixa ou Ponto de Venda que utilize no seu negócio é atribuída automaticamente uma série de faturação. Por simplificação, podemos então afirmar que uma 1 Caixa = 1 Ponto de Venda = 1 Série de Faturação. Por exemplo, se o seu negócio/empresa ...