As redes sociais são uma ótima oportunidade para desenvolver uma relação próxima com os seus clientes. Em tempos de quarentena, em que o contacto próximo com o outro nos foi negado, é essencial mostrarmos que estamos ativos e que continuamos focados no nosso trabalho.
Por que devo usar as redes sociais?
Se ainda não tem uma página de Facebook ou Instagram inteiramente dedicada ao seu negócio, deve pensar em fazê-lo. Esta é a melhor forma de promover o seu trabalho, manter um contacto próximo com os clientes e construir novas oportunidades.
Quem gostar de algo que partilhou vai deixar um like, comentário ou até partilhar, o que vai ficar visível para toda a rede de contactos dessa pessoa. Já imaginou até onde a sua arte pode chegar?
O que devo publicar?
Há milhares de páginas a produzir conteúdo para o Facebook e Instagram. A melhor forma de responder a esta questão é perguntá-la a si mesmo: O que gostaria de ver nas redes sociais?
Quando as pessoas deixam um gosto numa página no Facebook ou seguem uma conta no Instagram, fazem-no porque encontram nessa conta autenticidade e algo com que se relacionam. O segredo é apenas ser você mesmo. Fácil, certo?
Veja algumas dicas de como passar autenticidade para as suas páginas:
1. Dar a conhecer os membros da equipa
Por que não aproveitar o tempo livre para fazer uma sessão fotográfica? Pegue na sua câmera ou no telemóvel e diga à sua equipa para fazer o mesmo. Combinem o mesmo cenário (parede branca, por exemplo) e façam as vossas melhores poses.
Quando os clientes conseguem associar caras a uma determinada marca ou empresa, ficam com uma sensação de confiança e isso vai ajudar a diferenciar o seu espaço dos restantes.
2. Transparência
Quando um cliente novo procura um determinado serviço numa empresa que nunca visitou, vai tentar encontrar o máximo de informação possível. Quando não a encontra vai procurar outra página que tenha mais informação disponível.
Deve colocar os serviços numa zona de fácil acesso e que chame logo à atenção do cliente. No Facebook pode colocar no separador “sobre” e ter um álbum de fotos só para os serviços e no Instagram criar um Destaque das stories inteiramente dedicado a isto.
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, é muito importante ter um registo fotográfico dos trabalhos que faz. Se já o tem aproveite para partilhar. Se não tem pode pensar usar um familiar como cobaia.
Os seus clientes podem também ter registos dos serviços que fizeram consigo (todos tiramos foto às unhas acabadas de fazer) peça-lhes que partilhem essas fotografias consigo.
3. Nada como serem outros a contar a nossa história
Os utilizadores sabem que as redes sociais servem para espelhar a nossa melhor imagem. Nunca, enquanto profissionais, vamos partilhar um trabalho que achamos que não ficou bem feito e vamos sempre enaltecer os nossos pontos mais fortes.
Nada melhor do que serem os seus clientes a contar a sua história. As reviews podem ser essenciais na escolha entre dois espaços semelhantes. Peça às clientes com quem tem mais confiança para irem à sua página contar a experiência que tiveram consigo.
4. Entre na moda dos desafios
Se está nas redes sociais, de certeza que já encontrou diversos desafios a serem partilhados por muitos dos seus amigos. Fotos em criança, o desafio do papel higiénico, o que cada pessoa vai fazer quando acabar a quarentena. Já pensou em criar um desafio para as suas clientes? Dê asas à sua imaginação e humor.
Pode, por exemplo, pedir às suas clientes que partilhem as suas resoluções pós-quarentena: pintar as unhas uma de cada cor, pintar o cabelo com uma cor vibrante, etc.
Se quiser ir mais além, faça também desafios para quando reabrir. Se for cabeleireira pode, por exemplo, colocar uma foto de uma celebridade que tenha feito um penteado mais diferente (cabelo rapado, várias cor de tinta) e desafiar uma das suas clientes a fazer o mesmo.
5. Partilhe o seu know how
A maior parte dos seus clientes estão fechados em casa. Já pensou em partilhar com eles formas de se cuidarem em casa?
Faça vídeos a ensinar às clientes o que de melhor sabe fazer. Como as clientes podem fazer as sobrancelhas sem ficarem todas tortas, como arranjar as unhas, como podem cuidar do cabelo. Partilhar os ensinamentos com os clientes não significa que eles vão deixar de ir ao seu espaço para passar a fazer tudo em casa. Pelo contrário, cria uma relação ainda mais próxima com eles e mostra que quer que se continuem a cuidar durante o tempo em que não os pode atender.
6. Humor
Em tempos que não podemos controlar, o humor é mesmo o melhor remédio. Temos estado sobrecarregados, dia e noite, com notícias sobre o mesmo assunto e com cenários pessimistas para o futuro. Nada melhor do que partilhar conteúdos que desanuviem e façam rir.
Vídeos de cabelos a serem esticados na caixa de correio, imagens de como vão estar as unhas e cabelos das mulheres depois da quarentena são alguns dos exemplos que já circulam pelas redes sociais. Aproveite esta onda e crie publicações engraçadas que estejam relacionadas com a sua área de negócio.
Quando e quantas vezes devo partilhar conteúdos?
A qualidade das publicações deve sempre prevalecer face à quantidade. Pode focar-se em fazer, por exemplo, 3 a 4 publicações por semana no Facebook e 5 a 6 no Instagram. Já as stories do Instagram são “quase” ilimitadas e devem ser feitas diariamente, aproveite!
As pesquisas dizem que o melhor horário para publicar são as horas de almoço e jantar (entre as 12h e as 15h e entre as 19h e as 22h).
A forma como comunicamos mudou drasticamente desde o aparecimento das redes sociais. Manter uma presença online forte tem sido a chave para o sucesso de muitas empresas. Vamos dar este passo? Juntos vamos conseguir.