Deixamos alguns exemplos de segmentos que podem ser usados para diferentes tipos de negócio:
Fisioterapia: segmentar os seus clientes de acordo a idade e características físicas;
Estética: agrupar os clientes de acordo com o tipo de serviço que realizam no espaço;
Nutrição: separar os clientes de acordo com o tipo de dieta e os objetivos nutricionais, por exemplo: vegetarianos, perda de peso, aumento de massa, etc.
Ao separar os clientes por diferentes nichos vai conseguir fazer uma análise geral da sua lista de clientes e direcionar as suas estratégias de forma mais eficaz.
Segmentação na prática: para quê?
Para os empreendedores Zappy, a segmentação de clientes tem servido para dois aspetos fundamentais:
- analisar a base de clientes (perceber qual o "tipo" de clientes com quem mais trabalham e que mais atraem);
- implementar estratégias para nichos específicos para aumentar as vendas (com o envio de campanhas sms, por exemplo).
Posso segmentar os meus clientes no Zappy?
No Zappy, pode criar todos os segmentos que fizerem sentido para o seu negócio e atribuí-los a cada cliente, nas fichas correspondentes, como pode ver pela seguinte imagem:
Uma Campanha SMS tem mais sucesso quando é segmentada e, por isso, com o Zappy também pode direcionar campanhas para segmentos específicos. Para facilitar, o Zappy já tem alguns segmentos automáticos criados, que são comuns e úteis para todos os negócios (clientes ativos, perdidos, com ou sem marcações agendadas e, também, por sexo e idade - caso tenha essas informações preenchidas na ficha de cliente).
Quer pôr em prática a segmentação e saber como pode enviar uma Campanha SMS para os seus clientes? Veja o nosso artigo do Centro de Ajuda
aqui.